segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

SANTO ANTÔNIO FUTEBOL CLUBE


Nome: Santo Antônio Futebol Clube.
Fundação: 19 de novembro de 1919.
Mascote:
Estádio: Rubens Gomes.
Capacidade: 5.000 pessoas.
Uniforme: Camisa, calção e meias vermelhas.
Endereço: Vila Velha/ES.

O Santo Antônio Futebol Clube foi um clube brasileiro de futebol, da cidade de Vila Velha, estado do Espírito Santo.

HISTÓRIA:
O Santo Antônio foi fundado no dia 19 de novembro de 1919. Sua antiga sede ficava no bairro homônimo, num terreno doado pelos dirigentes que tinha uma benfeitoria onde funcionava uma antiga escola. Durante muito tempo, lá eram realizadas as domingueiras, bailes aos quais compareciam sócios e não sócios e que marcaram muito a vida no bairro.
A boa estrutura do Santo Antônio, para os padrões da época, composta pela sede e pelo estádio Rubens Gomes (maior presidente da história do clube), no bairro de Santa Inês, município de Vila Velha, foi conseguida mediante contribuição de sócios e doações de admiradores. No caso do estádio, foram vendidas 200 cadeiras cativas.
Teve o seu auge na década de 50, quando foi tri-campeão capixaba, tendo inclusive, ganho o campeonato de 1953 com zero ponto perdido. Naquele ano, o Santo Antônio sofreu apenas 2 gols, e marcou 22, goleando na trajetória adversários como o Caxias, 7 x 0, e o Rio Branco, por 8 x 1. Teve o artilheiro o campeonato (o atacante Tom) e os dois goleiros menos vazados: Adjalma, que sofreu os dois gols e o reserva Carlinhos, que entrou numa única partida e não sofreu gols.
Além disso, o clube possuiu alguns dos maiores times da história do futebol do Espírito Santo em todos os tempos, nas décadas de 1940 e 1950. Esses times tiveram jogadores que entraram para a história do futebol capixaba, tais como volante Francisco (o Chico), o atacante Ciro, além de Ilson Lima (um dos melhores zagueiros da história do futebol capixaba), Cecê, J. Pedro, Neide, La Greca, Lola, Celso e outros mais. Na época áurea do clube, seu maior rival era o Rio Branco, mas sempre teve dificuldade em ganhar do Vitória. Além dos emblemáticos 8 a 1 em 1953, o Santo Antônio também venceu o rival Rio Branco pelo escore de 6 x 1, na decisão do Campeonato de 1960, disputada em 1961.
Foi também Campeão do Torneio Início 3 vezes em 1952, 1954 e 1965. Atualmente se dedica ao futebol amador.
No passado, a zaga do Santo Antônio era "imbativel", com um destaque, o zagueiro Ilson Lima.
Honra e Glórias do Santo Antônio Futebol Clube:
http://www.seculodiario.com/seculo/pdf/revista24/index5.pdf


TÍTULOS:
Campeonato Capixaba: 6 vezes (1931, 1953, 1954, 1955, 1960 e 1961).
Taça Cidade de Vitória: 6 vezes (1931, 1953, 1954, 1955, 1960 e 1961).
Torneio Início: 3 vezes (1952, 1954 e 1965).

4 comentários:

  1. Cresci vendo o time do Santo Antônio disputando o campeonato capixaba na década de 80, Esse time sempre será o time do meu coração para sempre e espero um dia ainda ver o renascimento do clube... Será uma grande vitória para todos que assim como eu aprenderam a amar o clube apesar de hoje nem mais o estádio possuir onde agora fica a vila olímpica no bairro Soteco em Vila Velha. Creio que esse será o melhor presente para o Municipio de Vila Velha. Força Santo Antônio.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria que voltassem o Americano, o Santo Antonio, o Alegrense, o Leão De São Marcos, de Nova Venécia, a Ferroviária de João Neiva. Quem sabe um dia? abração .
    Hércules Dutra

    ResponderExcluir
  3. Hércules
    O Leão voltou em 2009, mais o último presidente em 2011, montou um time muito fraco que fez com que a diretoria e prefeitura que apoiava desanimasse. Mais vc pode saber de tudo do Leão no Blog leaodesaomarcosec@blogspot.comb.r
    Timinha Campos

    ResponderExcluir
  4. Ola eu estou fazendo um trabalho de reconhecimento aos clubes que participaram de todas as formas do Campeonato Brasileiro, e estou precisando do Hino Oficial deste clube

    ResponderExcluir