sábado, 24 de janeiro de 2009

RIO PARDO FUTEBOL CLUBE



Nome: Rio Pardo Futebol Clube.
Fundação: 30 de abril de 1917.
Mascote:
Estádio: Antônio Osório Pereira.
Capacidade: 5.000 pessoas.
Uniforme: Camisa listrada em vermelho e branco, calção branco e meias brancas.
Endereço: Iúna/ES.

O Rio Pardo Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol, sediado na cidade de Iúna, no Estado do Espírito Santo. Suas cores são vermelho e branco.

HISTÓRIA:
A origem do nome é por causa de um rio que corta a cidade de Iúna, o Rio Pardo. O Rio Pardo Futebol Clube, em 1992, disputou o campeonato brasileiro da série C, perdendo nas quartas de finais para a equipe do Fluminense/BA, terminando o campeonato em 5° lugar, sendo convidado para disputar o Campeonato Brasileiro da Série B em 1993, mas por falta de dinheiro e apoio não pode disputar. Sua melhor colocação no campeonato capixaba foi em 1991, ficando em 3° lugar.

4 comentários:

  1. Falar sobre o Rio Pardo Futebol Clube e não mencionar o nome de Antônio Osório Pereira, é uma omissão inadmissível, pois o saudoso "Paco Macho" foi um dos fundadores do vermelho e branco de Iúna, em 30 de abril de 1917. Além de fundador, Antônio Osório Pereira dirigiu a equipe riopardense durante muitos anos, demonstrando imenso amor pela agremiação. Seus filhos, Cassiano, Carlos, Carmo e Urbano, pertenceram ao plantel do Rio Pardo. Além de participar de várias competições não oficiais no Espírito Santo e em Minas Gerais, a equipe riopardense, filiada à Liga Desportiva de Cachoeiro de Itapemirim, disputou quase todos os campeonatos sulinos, sempre com destaque. Disputou também certames promovidos pela Federação de Futebol do Espírito Santo, deixando de disputar a decisão do Campeonato Capixaba de 1991 por ter sido eliminado pela Desportiva, porém, para orgulho dos iunenses, obteve a terceira colocação. Naquele ano, seu treinador era o conhecido Jorginho Namorador, que, graças à sua simpatia e facilidade de comunicação, conquistou a amizade do povo de Iúna. Esclareça-se que o Rio Pardo foi convidado pela CBF para disputar a Série B porque havia conquistado o direito de participação, após vencer equipes de Brasília e empatar seus jogos contra o Atlético Goianiense (1 a 1 em Goiânia e 0 a 0 em Iúna). O clube riopardense não pôde aceitar o convite em virtude da negativa da CBF em custear as despesas com locomoção e hospedagem. Deve-se indagar agora: por que não viabilizar o retorno do Rio Pardo Futebol Clube, juntamente com seu co-irmão, Olaria Futebol Clube?
    João Vicente de Castro Rios
    jvcrios@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. coloca fotos do time de 1991,que fez uma bela campanha no capixabão.

    ResponderExcluir
  3. Ola eu estou fazendo um trabalho de reconhecimento aos clubes que participaram de todas as formas do Campeonato Brasileiro, e estou precisando do Hino Oficial deste clube

    ResponderExcluir
  4. David
    Dia 31/01/2015, será o primeiro encontro dos ex- jogadores do Rio Pardo.
    Contamos com a sua presença

    ResponderExcluir